Monday, July 11, 2016

Resumo de minhas trilhas no TDC2016 - São Paulo

Olá à todos novamente.

Faz tempo que eu não escrevo aqui e vi que as pessoas me visitam! Então preciso continuar escrevendo.

Participei do evento The Developers Conference 2016, em São Paulo. Segui somente três trilhas que achei mais importante:

  1. Microservices
  2. NodeJS (WTF?)
  3. Arquitetura Java
NodeJS é uma tecnologia interessante e esse site leva Lot Of Beans no nome. Microservices são chamados de agnósticos em tecnologia. E o autor deste blog também tem estudado a linguagem Swift.

Vamos para os resumos:


Trilha Microservices (05/07/2016):
  1. DDD
  2. Bounded Context
  3. Mudança de Mentalidade
  4. CQRS (Axon)
  5. Spring Boot
  6. Microservices NÃO é SOA, fato
  7. Massinha de modelar, quando no pote, parecem Microservices, mas quando juntas, é um Monolito
  8. Área de negócio e Desenvolvedores devem se entender para criar Bounded Contexts e daí extrair Microservices
  9. Mark Heckler

Trilha NodeJS (07/07/2016): 

Infelizmente eu cheguei um pouco atrasado para a trilha, pois estava um pouco doente, mas vi algumas palestras. Seguem aí as minhas impressões:

  1. NodeJS + Asterisk = Solução para telemarketing
  2. Otimizar sempre Javascript, não é necessário fazer aquele código que só Tuth-Ankh-Amon somente vai entender
  3. Bluebird = Promises melhoradas
  4. () => {}
  5. Arquitetura não bloqueante
  6. rx-js

Vou tentar ver as palestras que perdi

Trilha Arquitetura Java (08/07/2016):

  1. Microservices é para escalar pessoas e não software
  2. Microservices é a consequência e não a causa
  3. Microservices é a arquitetura ágil
  4. Toda vez que você esquece que o software é feito por pessoas, para pessoas, a qualidade do software cai
  5. Valor <> Dinheiro
  6. Não migrar o sistema do zero
  7. Model in Head --> A visualização do sistema cabe na sua cabeça
  8. spring-cloud
  9. spring-zuul (Zuul, aquele do Ghostbusters)
  10. Annotation Processor (Tem a partir do Java 5 e eu fazendo o processamento de anotações com reflections)

No comments:

Post a Comment

Let me know your opinion